9 passos para um estilo de vida saudável
Com a rotina diária cada vez mais corrida, a desculpa da falta de tempo passa sempre a atividade física para segundo plano. O stress do dia a dia nos leva a cada vez mais buscar saídas rápidas e erradas, no que se relaciona a alimentação, com isso, alimentos gordurosos e escolhas cada vez menos saudáveis acabam se incorporando no nosso dia a dia.

Uma vida saudável se torna um dos maiores desafios da vida moderna. Doenças decorrentes de uma má alimentação e de uma falta de rotina, acabam se tornando cada vez mais frequentes, e viver bem se tornou uma necessidade vital.

Montamos uma lista com 9 passos para ajudar você, que acredita que apesar de difícil, pode sim ser possível, e indispensável melhorar sua qualidade de vida. Que tal começarmos hoje?

1. Dormir bem
Assim como se alimentar e praticar exercícios são essenciais para uma vida saudável, dormir não é diferente. O sono é o momento de repouso do organismo, em que o cérebro se livra de resíduos para poder revigorar suas energias. E a privação dele contribui para o aumento do nível de stress, falta de memória, de atenção e de concentração. São necessárias de 6 a 8 horas de sono ao dia para que, a pessoa ao acordar, esteja descansada e recobre a energia para mais um dia.

2. Beber água
Aproximadamente dois terços do nosso corpo são compostos por água. Ela transporta os nutrientes, o oxigênio e auxilia na produção de energia. Consumir água faz uma enorme diferença no nosso organismo, especialmente às pessoas que abusam do sódio na alimentação. Lembrando que equilíbrio fundamental e tudo que é em excesso faz mal, inclusive a água. Portanto a média de consumo ideal para uma pessoa saudável fica entre 1,5 a 2 litros de água por dia.

3. Praticar exercícios físicos
A atividade física regular não ajuda somente a manter corpo saudável e bonito esteticamente, mas é fundamental na prevenção de várias patologias. De nada adianta uma alimentação regrada, se o corpo permanece parado. Hoje em dia, existem diversos tipos de exercícios físicos, são muitas opções, é só escolher o que mais agradar!

4. Dedicar tempo para fazer o que gosta
Fazer amigos, sair, rir, namorar, ter relações sexuais, são coisas que fazem bem. Liberam a ocitocina, que reduz a tensão arterial e o stress. Ela é a chave para a felicidade das pessoas, está diretamente relacionada à criação de laços sociais.

5. Ter uma dieta equilibrada
Grande parte dos nossos problemas de saúde estão diretamente ligados à nossa má alimentação. Para que você viva mais e com qualidade, é fundamental uma alimentação equilibrada. A consulta a uma nutricionista sempre é o melhor caminho. Ela pode avaliar seu organismo com precisão, e montar um plano exatamente de acordo com seus objetivos, incluindo na sua rotina, uma boa alimentação e atividade física. Portanto se você não pode consultar uma nutricionista agora, opte por coisas mais saudáveis na sua rotina, como evitar produtos industrializados, frituras, farinhas refinadas, beber bastante líquidos (água e chás). Dê sempre preferências a alimentos frescos e pratos coloridos, eles são fundamentais para repor as vitaminas que tanto perdemos e precisamos.

6. Fazer exames periódicos
A saúde é consequência das nossas escolhas e dos nossos hábitos de vida. O acompanhamento preventivo da saúde ainda é a melhor opção para quem busca um envelhecimento com qualidade e a longevidade. Lembrando que após os 40 anos de idade, é fundamental que se realize um check up clínico e cardiológico anual, o que pode prevenir e tratar muitas patologias assintomáticas ou com leves sintomas, que muitas vezes são ignorados no nosso dia a dia.

7. Manter o peso
Aproximadamente um terço da população se encontra no sobrepeso. Esse fato os insere em um grupo de alto risco, seja na sua qualidade de vida, seja no prazo final dela. A preocupação com o peso corporal saudável reduz o risco de problemas sérios de saúde, aumenta sua autoestima e melhora o seu emocional. Não opte por uma determinada dieta, escolha um estilo de vida permanente pra você. A consulta com um médico ou um nutricionista pode ser o ponta pé inicial para essa mudança que você procura. Ser saudável é apenas uma opção!

8. Trabalhar com o que gosta
A possibilidade de unir o prazer de fazer o que gosta ao trabalho diário pode proporcionar muita felicidade e muito dinheiro. O dinheiro é somente uma consequência de um trabalho bem feito. Trabalhar com satisfação proporciona alegria, qualidade de vida e longevidade.

9. Se conscientizar dos motivos pelos quais você quer ter um estilo de vida saudável
Entender por quê você busca uma mudança é fundamental para definir, traçar os seus objetivos e saber aonde você deseja chegar. As vezes é difícil, mas é fundamental saber exatamente aquilo que se pretende mudar. Trace seus objetivos de forma específica e positiva, de modo que seu sucesso só dependa de você mesmo.

Mudanças nunca são fáceis, mas com certeza, se tornam com o passar do tempo, extremamente necessárias.
?
?
Outubro Rosa: Combate ao Câncer de Mama
A comunidade médica do Hospital Viver celebra hoje o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama e reforça o alerta sobre a importância da prevenção da doença.
Dia Mundial de Combate e Prevenção à Obesidade
É fato que, 54% da população brasileira se encontra com excesso de peso, e na última década o número de obesos aumentou em 60%, representando 19% da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é atualmente um dos maiores e mais preocupantes problemas mundiais do século XXI, e acabou se tornando uma epidemia global, e sendo um dos maiores desafios da saúde pública atualmente. Se no passado desnutrição era um dos maiores problemas sociais do Brasil, nos dias atuais a obesidade vem se destacando com índices preocupantes.
Dia da Melhor Idade
Envelhecer é inevitável! Faz parte do processo natural da vida, e envelhecer com qualidade é a chave mestra para a longevidade.
Dia Mundial do Coração
O coração é um órgão vital no corpo humano, um dos mais importantes. Ele é responsável pelo bombeamento do sangue que leva oxigênio e nutrientes para todas as células do nosso organismo, e cuidar dele é fundamental para quem busca longevidade.
Cirurgia para implantação de prótese no tornozelo é realizada no Hospital Viver
Nesta semana, o serviço de Ortopedia do Hospital Viver, coordenado por Dr Rogério Bitar, realizou com sucesso esta cirurgia (prótese de tornozelo) em um paciente da cidade de Rio Claro.
O que caracteriza o Selo Verde de Esterilização?
Entenda o que é e qual a importância do Selo Verde de Esterilização para um hospital.
Saiba como a fisioterapia pode te ajudar
Oferecer qualidade de vida às pessoas é o principal objetivo do fisioterapeuta.
9 passos para um estilo de vida saudável
Siga estes nove passos para ter um estilo de vida saudável. Logo, mais feliz! E são tão simples… Para começar ainda hoje!
Alimentação saudável para idosos
Ter o cuidado em preparar uma alimentação saudável para idosos harmoniza as alterações em uma evolução positiva de envelhecimento.
LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA
SAIBA MAIS
O Hospital Viver está localizado em uma zona nobre de Ribeirão Preto, tranquila, discreta e fácil de estacionar. Oferecendo toda comodidade que você precisa para seu tratamento.
CONSULTA DE EXAME ONLINE
CONVÊNIOS
QUE ATENDEMOS
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
DÚVIDAS?
(16) 2133-6969
hospital@hospitalviver.com.br
Av. Dr. João Palma Guião, 49
Alto da Boa Vista, Ribeirão Preto - SP
Preencha o formulário e entre em contato conosco, nossa equipe terá prazer em atendê-lo.
Contato
Blog
Exames Online
Convênios
Especialidades
Diferenciais
O Hospital