Alimentação saudável para idosos
A conscientização do envelhecimento saudável tem implicado diretamente no aumento incontestável da expectativa de vida do ser humano. Isso se deve à melhora na qualidade de vida e ao constante avanço da medicina. Uma alimentação saudável ajuda a prolongar a longevidade e a prevenir o aparecimento de diversas doenças, como colesterol alto, hipertensão e sobrepeso.

É muito comum após os 50 anos, o aumento de peso devido à queda dos níveis de estrógeno, testosterona e do hormônio do crescimento, que colabora diretamente para a diminuição de massa muscular. Devido a isso, o organismo passa a consumir menos calorias do que o habitual, pois entende que é necessário o acúmulo de gordura para obtenção de energia. Com a diminuição do metabolismo e da atividade física, é necessário se atentar às quantidades de alimentos ingeridos.

Algumas atitudes podem ser evitadas para quem está a caminho da terceira idade, como pular refeições. Nosso corpo acaba entendendo que precisa fazer estoque de gordura, o que faz com que ocorra o aumento de peso. O consumo de alimentos industrializados também precisa ser evitado, pois o excesso de gorduras, conservantes, corantes, açúcares e sódio, dificultam a absorção de nutrientes, desacelerando o metabolismo, que deixa de queimar toda a energia. O álcool passa a ser grande vilão nessa fase da vida também. Além de alterar os efeitos das medicações interferindo no tratamento de doenças, possui uma grande quantidade de calorias, colaborando diretamente para o ganho de peso, uma vez que o metabolismo também diminui com seu consumo. Alimentos refinados como farinha branca e açúcar não são indicados para o idoso, pois além de causarem flatulências, em excesso, podem desencadear diabetes.

Na verdade, as necessidades alimentares diárias da terceira idade não são muito diferentes dos jovens, quanto mais variado e colorido for seu cardápio, mais saudável ele é. Nunca deixe faltar alimentos que possuam ferro, como couve, agrião, feijão, carne vermelha, pois são grandes inimigos da anemia. Lembre-se que para potencializar a absorção de ferro no organismo, é fundamental o consumo de Vitamina C no seu cardápio, tais como cenoura, laranja e outros. Os alimentos ricos em Vitamina A, como fígado, gema de ovo e óleo de peixe são importantes protetores do sistema imunológico. E não se esqueça da grande importância do cálcio, presente no leite e seus derivados, que ajudam a manter os ossos fortes e saudáveis, e auxiliam na prevenção e no tratamento da osteoporose. O excesso de sódio diminui diretamente a absorção de cálcio no nosso organismo.

Acima de tudo, é de extrema importância buscar um acompanhamento nutricional, para suprir as necessidades alimentares de cada indivíduo respeitando às suas limitações em casos de doenças como diabetes, cardiovasculares entre outras.
?
?
Outubro Rosa: Combate ao Câncer de Mama
A comunidade médica do Hospital Viver celebra hoje o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama e reforça o alerta sobre a importância da prevenção da doença.
Dia Mundial de Combate e Prevenção à Obesidade
É fato que, 54% da população brasileira se encontra com excesso de peso, e na última década o número de obesos aumentou em 60%, representando 19% da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é atualmente um dos maiores e mais preocupantes problemas mundiais do século XXI, e acabou se tornando uma epidemia global, e sendo um dos maiores desafios da saúde pública atualmente. Se no passado desnutrição era um dos maiores problemas sociais do Brasil, nos dias atuais a obesidade vem se destacando com índices preocupantes.
Dia da Melhor Idade
Envelhecer é inevitável! Faz parte do processo natural da vida, e envelhecer com qualidade é a chave mestra para a longevidade.
Dia Mundial do Coração
O coração é um órgão vital no corpo humano, um dos mais importantes. Ele é responsável pelo bombeamento do sangue que leva oxigênio e nutrientes para todas as células do nosso organismo, e cuidar dele é fundamental para quem busca longevidade.
Cirurgia para implantação de prótese no tornozelo é realizada no Hospital Viver
Nesta semana, o serviço de Ortopedia do Hospital Viver, coordenado por Dr Rogério Bitar, realizou com sucesso esta cirurgia (prótese de tornozelo) em um paciente da cidade de Rio Claro.
O que caracteriza o Selo Verde de Esterilização?
Entenda o que é e qual a importância do Selo Verde de Esterilização para um hospital.
Saiba como a fisioterapia pode te ajudar
Oferecer qualidade de vida às pessoas é o principal objetivo do fisioterapeuta.
9 passos para um estilo de vida saudável
Siga estes nove passos para ter um estilo de vida saudável. Logo, mais feliz! E são tão simples… Para começar ainda hoje!
Alimentação saudável para idosos
Ter o cuidado em preparar uma alimentação saudável para idosos harmoniza as alterações em uma evolução positiva de envelhecimento.
LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA
SAIBA MAIS
O Hospital Viver está localizado em uma zona nobre de Ribeirão Preto, tranquila, discreta e fácil de estacionar. Oferecendo toda comodidade que você precisa para seu tratamento.
CONSULTA DE EXAME ONLINE
CONVÊNIOS
QUE ATENDEMOS
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
DÚVIDAS?
(16) 2133-6969
hospital@hospitalviver.com.br
Av. Dr. João Palma Guião, 49
Alto da Boa Vista, Ribeirão Preto - SP
Preencha o formulário e entre em contato conosco, nossa equipe terá prazer em atendê-lo.
Contato
Blog
Exames Online
Convênios
Especialidades
Diferenciais
O Hospital