Cuidados com a saúde no verão

O verão é a estação que proporciona vários momentos de lazer ao ar livre. As altas temperaturas são um convite às praias, cachoeiras e piscinas e, sem dúvida, vale a pena desfrutar dos dias ensolarados. Porém, não podemos esquecer dos cuidados necessários com o corpo e a saúde para evitar que o divertimento se torne preocupação.

Para tanto, separamos algumas dicas bastante úteis para que você possa curtir o verão tranquilamente.

HIDRATE-SE

Cerca de 3/4 da nossa massa corporal é constituída por água e durante o dia eliminamos líquidos principalmente pela transpiração e urina. Por isso, beber ao menos 2 litros d?água diariamente é essencial para o funcionamento correto dos nossos órgãos.

Nos dias quentes, como transpiramos mais, a perda de água e sais minerais aumenta de maneira considerável. Portanto, além da ingestão de líquidos como sucos e água, é primordial fazer refeições com alimentos ricos nesses nutrientes como melão, melancia, abacaxi, abóbora, chuchu, etc.

PREFIRA A ALIMENTOS LEVES

Muitas vezes o calor pode tirar nosso apetite, mas é evidente que mesmo assim precisamos nos alimentar bem. Nessa época do ano opte por alimentos de fácil digestão, evitando assim comidas gordurosas. já que com temperaturas elevadas a digestão fica mais lenta. Verduras, legumes e carboidratos são uma boa pedida. Atenção também para a preservação dos alimentos, pois as bactérias se proliferam com mais intensidade no calor. Evite comer na rua e na praia, pois não se sabe as condições de preservação e higiene a que os alimentos estão submetidos. Procure não guardar comida por mais de 24 horas, dessa forma é possível preservar-se dos perigos das intoxicações alimentares.

BEBIDAS ALCOÓLICAS

Moderação com álcool é sempre recomendado, mas no verão é importante dobrar a atenção com o consumo. A bebida alcoólica retira água das células, promovendo desidratação. Como no calor a tendência é que nosso corpo perca mais água, a combinação com bebidas etílicas pode ser perigosa. Procure sempre beber bastante água entre uma dose e outra.

PELE

O sol pode ser bastante benéfico para o ser humano quando a exposição é moderada. Estimula o corpo a produzir serotonina, melanina, vitamina D e ainda melhora a qualidade do sono. Entretanto, o excesso pode ser extremamente prejudicial. Insolação, queimaduras e câncer de pele são alguns dos malefícios que os raios solares podem causar. Evite, portanto, ficar ao sol das 10 às 15 horas e não esqueça de passar protetor solar a cada 2 horas.

ACESSÓRIOS E PROTEÇÃO

Chapéus e bonés são ótimos aliados para proteger rosto, ombros e couro cabeludo, assim como os óculos de sol para os olhos. Mas, cuidado na hora de comprar seus óculos. Procure por óticas confiáveis e não compre de vendedores ambulantes, pois a má qualidade das lentes tende a deixar as pupilas dilatadas e, consequentemente, mais vulneráveis aos efeitos nocivos dos raios solares. Dê preferência também para roupas claras, leves e ventiladas.

CUIDADO COM OS FUNGOS

No verão, muitas vezes, as pessoas ficam com biquínis e sungas molhadas por bastante tempo, formando assim o ambiente ideal para o desenvolvimento e proliferação dos fungos que causam micoses e candidíase. Se não estiver nadando, procure secar-se bem e colocar roupas secas.

Seguindo essas dicas o verão fica ainda mais prazeroso e você pode curti-lo tranquilo sem oferecer riscos à saúde.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Últimos Posts

No Hospital Viver você terá excelência

Tudo que você precisa, em um único lugar.

Reproduzir vídeo

Exames Laboratoriais

Sabemos que um diagnóstico preciso é essencial para o tratamento adequado. Oferecemos um laboratório completo e bem equipado, capaz de realizar uma extensa variedade de exames.

Vacinas

Com um serviço de vacinação completo e atualizado, garantimos que você e sua família estejam protegidos contra diferentes enfermidades.

Maternidade 24 horas

Contamos com equipe especializada para estar 24 horas ao seu lado e ajudar em todos os momentos. Somos referência no atendimento à gestante e ao recém-nascido.

Consultas

Com profissionais especializados em diversas áreas da saúde, garantimos que suas necessidades sejam atendidas de forma completa e personalizada.

Cirurgias

Desde cirurgias minimamente invasivas até intervenções mais complexas, estamos preparados para oferecer os mais altos padrões de qualidade e resultados satisfatórios.

Diagnóstico por Imagem

Exames de imagem avançados permitem uma visualização detalhada das estruturas internas do corpo, auxiliando na detecção precoce de doenças.

Infectious Disease Physician

Proin lacinia, est lobortis iaculis pulvinar, sapien erat rhoncus nisi, sed elementum risus urna non quam. Sed eu erat vulputate, euismod sem a, tristique sapien. Aliquam sagittis iaculis diam, vitae hendrerit lorem vulputate eleifend

-20%

World Leader in Vaccination for Life!

Mauris ut hendrerit diam. Sed eget blandit purus. Quisque dignissim non nisl aliquam faucibus

Get Discount Coupon Here

Sign up to On-line Consultation:

Pellentesque non dignissim metus. Fusce vitae ex turpis. Pellentesque auctor vulputate

Morbi gravida volutpat tempor. Duis velit ex, dapibus id arcu vitae, tincidunt suscipit lorem. Phasellus consectetur a metus at vehicula. Suspendisse dictum