Cuidados com a saúde no verão
O verão é a estação que proporciona vários momentos de lazer ao ar livre. As altas temperaturas são um convite às praias, cachoeiras e piscinas e, sem dúvida, vale a pena desfrutar dos dias ensolarados. Porém, não podemos esquecer dos cuidados necessários com o corpo e a saúde para evitar que o divertimento se torne preocupação.

Para tanto, separamos algumas dicas bastante úteis para que você possa curtir o verão tranquilamente.

HIDRATE-SE

Cerca de 3/4 da nossa massa corporal é constituída por água e durante o dia eliminamos líquidos principalmente pela transpiração e urina. Por isso, beber ao menos 2 litros d?água diariamente é essencial para o funcionamento correto dos nossos órgãos.

Nos dias quentes, como transpiramos mais, a perda de água e sais minerais aumenta de maneira considerável. Portanto, além da ingestão de líquidos como sucos e água, é primordial fazer refeições com alimentos ricos nesses nutrientes como melão, melancia, abacaxi, abóbora, chuchu, etc.

PREFIRA A ALIMENTOS LEVES

Muitas vezes o calor pode tirar nosso apetite, mas é evidente que mesmo assim precisamos nos alimentar bem. Nessa época do ano opte por alimentos de fácil digestão, evitando assim comidas gordurosas. já que com temperaturas elevadas a digestão fica mais lenta. Verduras, legumes e carboidratos são uma boa pedida. Atenção também para a preservação dos alimentos, pois as bactérias se proliferam com mais intensidade no calor. Evite comer na rua e na praia, pois não se sabe as condições de preservação e higiene a que os alimentos estão submetidos. Procure não guardar comida por mais de 24 horas, dessa forma é possível preservar-se dos perigos das intoxicações alimentares.

BEBIDAS ALCOÓLICAS

Moderação com álcool é sempre recomendado, mas no verão é importante dobrar a atenção com o consumo. A bebida alcoólica retira água das células, promovendo desidratação. Como no calor a tendência é que nosso corpo perca mais água, a combinação com bebidas etílicas pode ser perigosa. Procure sempre beber bastante água entre uma dose e outra.

PELE

O sol pode ser bastante benéfico para o ser humano quando a exposição é moderada. Estimula o corpo a produzir serotonina, melanina, vitamina D e ainda melhora a qualidade do sono. Entretanto, o excesso pode ser extremamente prejudicial. Insolação, queimaduras e câncer de pele são alguns dos malefícios que os raios solares podem causar. Evite, portanto, ficar ao sol das 10 às 15 horas e não esqueça de passar protetor solar a cada 2 horas.

ACESSÓRIOS E PROTEÇÃO

Chapéus e bonés são ótimos aliados para proteger rosto, ombros e couro cabeludo, assim como os óculos de sol para os olhos. Mas, cuidado na hora de comprar seus óculos. Procure por óticas confiáveis e não compre de vendedores ambulantes, pois a má qualidade das lentes tende a deixar as pupilas dilatadas e, consequentemente, mais vulneráveis aos efeitos nocivos dos raios solares. Dê preferência também para roupas claras, leves e ventiladas.

CUIDADO COM OS FUNGOS

No verão, muitas vezes, as pessoas ficam com biquínis e sungas molhadas por bastante tempo, formando assim o ambiente ideal para o desenvolvimento e proliferação dos fungos que causam micoses e candidíase. Se não estiver nadando, procure secar-se bem e colocar roupas secas.

Seguindo essas dicas o verão fica ainda mais prazeroso e você pode curti-lo tranquilo sem oferecer riscos à saúde.
?
?
Volta ás aulas: como readaptar à rotina?
Depois de um longo período de férias é normal que crianças e jovens sintam dificuldades em voltar à rotina e adaptar o relógio biológico. Mas, esse processo não precisa ser um transtorno.
Cuidados com a saúde no verão
O verão é a estação que proporciona vários momentos de lazer ao ar livre. As altas temperaturas são um convite às praias, cachoeiras e piscinas e, sem dúvida, vale a pena desfrutar dos dias ensolarados. Porém, não podemos esquecer dos cuidados necessários com o corpo e a saúde para evitar que o divertimento se torne preocupação.
Excessos de fim de ano: Cuidado!
As festas de final de ano proporcionam momentos de descontração e felicidade. Porém, a fartura de comidas e bebidas às vezes fazem com que a gente cometa alguns excessos prejudiciais ao nosso bem-estar e saúde. A parcimônia é a melhor aliada para aproveitarmos as festividades sem pagar um preço alto depois.
Dia Nacional de Combate ao Câncer
A data foi instituída em 1988 como mais um meio de alertar e informar a população brasileira sobre as formas de prevenir essa doença, que no Brasil, é responsável por 8,2 milhões de mortes por ano...
Dia Mundial do Diabetes
Nesse dia queremos frisar o quanto é fundamental se atentar à importância de um diagnóstico precoce e do tratamento adequado para a Diabetes, que hoje é considerada uma pandemia mundial e uma das doenças não transmissíveis com alta e crescente incidência. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a diabetes já atinge aproximadamente 415 milhões de pessoas no mundo, e esse índice só continua crescendo.
Outubro Rosa: Combate ao Câncer de Mama
A comunidade médica do Hospital Viver celebra hoje o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama e reforça o alerta sobre a importância da prevenção da doença.
Dia Mundial de Combate e Prevenção à Obesidade
É fato que, 54% da população brasileira se encontra com excesso de peso, e na última década o número de obesos aumentou em 60%, representando 19% da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é atualmente um dos maiores e mais preocupantes problemas mundiais do século XXI, e acabou se tornando uma epidemia global, e sendo um dos maiores desafios da saúde pública atualmente. Se no passado desnutrição era um dos maiores problemas sociais do Brasil, nos dias atuais a obesidade vem se destacando com índices preocupantes.
Dia da Melhor Idade
Envelhecer é inevitável! Faz parte do processo natural da vida, e envelhecer com qualidade é a chave mestra para a longevidade.
Dia Mundial do Coração
O coração é um órgão vital no corpo humano, um dos mais importantes. Ele é responsável pelo bombeamento do sangue que leva oxigênio e nutrientes para todas as células do nosso organismo, e cuidar dele é fundamental para quem busca longevidade.
Cirurgia para implantação de prótese no tornozelo é realizada no Hospital Viver
Nesta semana, o serviço de Ortopedia do Hospital Viver, coordenado por Dr Rogério Bitar, realizou com sucesso esta cirurgia (prótese de tornozelo) em um paciente da cidade de Rio Claro.
O que caracteriza o Selo Verde de Esterilização?
Entenda o que é e qual a importância do Selo Verde de Esterilização para um hospital.
Saiba como a fisioterapia pode te ajudar
Oferecer qualidade de vida às pessoas é o principal objetivo do fisioterapeuta.
9 passos para um estilo de vida saudável
Siga estes nove passos para ter um estilo de vida saudável. Logo, mais feliz! E são tão simples… Para começar ainda hoje!
Alimentação saudável para idosos
Ter o cuidado em preparar uma alimentação saudável para idosos harmoniza as alterações em uma evolução positiva de envelhecimento.
LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA
SAIBA MAIS
O Hospital Viver está localizado em uma zona nobre de Ribeirão Preto, tranquila, discreta e fácil de estacionar. Oferecendo toda comodidade que você precisa para seu tratamento.
CONSULTA DE EXAME ONLINE
CONVÊNIOS
QUE ATENDEMOS
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
DÚVIDAS?
(16) 2133-6969
hospital@hospitalviver.com.br
Av. Dr. João Palma Guião, 49
Alto da Boa Vista, Ribeirão Preto - SP
Preencha o formulário e entre em contato conosco, nossa equipe terá prazer em atendê-lo.
Contato
Blog
Exames Online
Convênios
Especialidades
Diferenciais
O Hospital