Dia Nacional de Combate ao Câncer

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

A data foi instituída em 1988 como mais um meio de alertar e informar a população brasileira sobre as formas de prevenir essa doença, que no Brasil, é responsável por 8,2 milhões de mortes por ano.

Existem mais de 100 tipos de câncer e uma característica comum a todos eles: o crescimento desordenado e maligno das células que, conforme avança, compromete os tecidos, o funcionamento dos órgãos e pode se espalhar por todo corpo.

Os fatores que podem desencadear um quadro cancerígeno são variados e suas origens podem ser tanto internas quanto externas ao indivíduo sendo, na grande maioria das vezes, inter-relacionadas.

As influências externas são aquelas causadas pelo ambiente em que a pessoa vive, os hábitos que ela possui e o estilo de vida por ela praticado. Cerca de 85% dos casos de câncer têm nos fatores externos sua causa principal, enquanto a questão hereditária dificilmente é responsável por gerar um câncer sem a colaboração desses gatilhos e estímulos nocivos. Em outras palavras a predisposição genética ao câncer define como um organismo responderá aos fatores e comportamentos de risco a que um indivíduo pode estar submetido.

Não fumar, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas são fundamentos básicos, junto aos exames preventivos, para evitar a doença. Não ficar sem proteção exposto ao sol, principalmente das 10h às 16h, e manter a saúde bucal em dia também aumenta as chances de prevenir alguns tipos de câncer.

Quanto aos exames, além dos hemogramas de rotina, é imprescindível que as mulheres façam periódicas mamografias e testes de papanicolau, enquanto para os homens o exame de próstata é de grande importância, afinal é o segundo tipo de câncer que mais acomete indivíduos do sexo masculino no Brasil.

Diminuir os níveis de estresse e ansiedade também é algo que deve ser levado em conta, pois pesquisas recentes têm apontado que é muito provável que haja uma relação entre o estresse físico e emocional com a oncogênese. Mesmo que a comprovação científica dessa correspondência ainda  seja incipiente, diminuir tensões e aprender a lidar com situações estressantes melhora nossa qualidade de vida, independente da questão cancerígena.

Hospital Viver. Amor em cuidar.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Últimos Posts

No Hospital Viver você terá excelência

Tudo que você precisa, em um único lugar.

Reproduzir vídeo

Exames Laboratoriais

Sabemos que um diagnóstico preciso é essencial para o tratamento adequado. Oferecemos um laboratório completo e bem equipado, capaz de realizar uma extensa variedade de exames.

Vacinas

Com um serviço de vacinação completo e atualizado, garantimos que você e sua família estejam protegidos contra diferentes enfermidades.

Maternidade 24 horas

Contamos com equipe especializada para estar 24 horas ao seu lado e ajudar em todos os momentos. Somos referência no atendimento à gestante e ao recém-nascido.

Consultas

Com profissionais especializados em diversas áreas da saúde, garantimos que suas necessidades sejam atendidas de forma completa e personalizada.

Cirurgias

Desde cirurgias minimamente invasivas até intervenções mais complexas, estamos preparados para oferecer os mais altos padrões de qualidade e resultados satisfatórios.

Diagnóstico por Imagem

Exames de imagem avançados permitem uma visualização detalhada das estruturas internas do corpo, auxiliando na detecção precoce de doenças.

Infectious Disease Physician

Proin lacinia, est lobortis iaculis pulvinar, sapien erat rhoncus nisi, sed elementum risus urna non quam. Sed eu erat vulputate, euismod sem a, tristique sapien. Aliquam sagittis iaculis diam, vitae hendrerit lorem vulputate eleifend

-20%

World Leader in Vaccination for Life!

Mauris ut hendrerit diam. Sed eget blandit purus. Quisque dignissim non nisl aliquam faucibus

Get Discount Coupon Here